° / °
Mundo
ONU

Em Nova York, Lula discutirá acordo Mercosul-UE e nova lei ambiental

Sem eventos oficiais das Nações Unidas nesta segunda (23/9), o presidente tem agenda cheia, principalmente de encontros bilaterais, entre eles uma reunião marcada com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Publicado: 23/09/2024 às 10:59

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, já expressou apoio ao acordo comercial com o Mercosul/Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, já expressou apoio ao acordo comercial com o Mercosul (Crédito: Ricardo Stuckert/PR)


Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, já expressou apoio ao acordo comercial com o Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (23/9) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para debater o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, e a nova lei antidesmatamento europeia que pode trazer prejuízo às exportações brasileiras.

 

O encontro está marcado para as 16h (horário de Brasília) na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York. O petista está na cidade para participar da 79ª Sessão da Assembleia-Geral da ONU, que ocorre amanhã (24), além de uma série de eventos paralelos e encontros bilaterais.

 

O Brasil tenta destravar o acordo comercial, mas esbarra em exigências ambientais duras, de cunho protecionista, por parte especialmente da França. Os agricultores franceses temem a concorrência com o agro brasileiro caso haja livre comércio com o Mercosul.

 

No início de setembro, negociadores dos blocos se reuniram em Brasília para uma nova rodada. Embora diplomatas brasileiros avaliem que houve avanços, ainda não há um horizonte à vista para a conclusão do acordo.

 

Além disso, o governo brasileiro também expressou preocupação com a nova lei ambiental europeia. Com ela, países da UE ficarão proibidos de importar produtos que tenham origem em terras desmatadas, mesmo se o desmatamento for legal.

 

Os ministérios da Agricultura e Pecuária e das Relações Exteriores chegaram a enviar uma carta ao bloco pedindo o adiamento da lei, que entra em vigor em dezembro. O impacto estimado para as exportações brasileiras é de US$ 15 bilhões. Porém, a UE reiterou o prazo para vigência da lei após o pedido.

 

Agendas bilaterais

 

Sem eventos oficiais das Nações Unidas hoje, Lula tem agenda cheia, principalmente de encontros bilaterais. Estão marcadas reuniões com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e com o primeiro-ministro da República do Haiti, Garry Conille, além de uma premiação organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates.

 

Com o chanceler alemão, o chefe do Executivo brasileiro também deve tratar do acordo Mercosul-UE. O país já expressou apoio à iniciativa, e também atua para que um consenso seja atingido ainda neste ano.

 

Confira trechos do discurso de Lula na ONU

 

 

As informações são do Correio Braziliense. 

Mais de Mundo

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP