Clouds26° / 27° C

ESPAÇO

Astronautas saem de nave da SpaceX e flutuam no espaço; veja

A tripulação passará cinco dias em órbita para conduzir mais de 40 experimentos para pesquisas científicas

Publicado em: 12/09/2024 10:10

Jared Isaacman, comandante da missão, foi o primeiro a sair da nave para a caminhada espacial  (Crédito: POLARIS PROGRAM / AFP)
Jared Isaacman, comandante da missão, foi o primeiro a sair da nave para a caminhada espacial (Crédito: POLARIS PROGRAM / AFP)

A tripulação da missão Polaris Dawn iniciou, nesta quinta-feira (12/9), a primeira caminhada espacial privada da história, realizada por astronautas não profissionais. A atividade extraveicular (EVA) começou oficialmente às 7h12 no horário de Brasília, quando o oxigênio começou a fluir para os trajes dos tripulantes.

 

Jared Isaacman, comandante da missão, foi o primeiro a sair da nave para a caminhada espacial, segurando-se na estrutura metálica instalada na cápsula.

 

ACOMPANHE: 

 

 

 

Além de Jared, a tripulação é composta pelo tenente-coronel aposentado das Forças Armadas dos Estados Unidos Scott Poteet, e pelas engenheiras e líderes de operações espaciais na SpaceX Sarah Gillis e Ana Menon.

 

A tripulação passará cinco dias em órbita para conduzir mais de 40 experimentos para pesquisas científicas, a fim de promover tanto a saúde humana na Terra quanto a compreensão durante futuros voos espaciais de longa duração. 

 

A missão, comandada pela SpaceX, também vai utilizar ultrassom para monitorar, detectar e quantificar êmbolos gasosos venosos, contribuindo para estudos sobre prevalência humana de doença de descompressão. Além disso, a tripulação vai coletar dados sobre o ambiente de radiação para entender melhor como a radiação espacial afeta os sistemas biológicos humanos.

 

A tripulação da Polaris Dawn será a primeira a testar comunicações baseadas em laser da rede de satélites Starlink no espaço, fornecendo dados para futuros sistemas de comunicações espaciais necessários para missões à Lua, Marte e além.

 

As informações são do Correio Braziliense. 

Mais notícias