Clouds28° / 29° C

AMÉRICA DO SUL

Governo da Venezuela tem apagão de energia e alega sabotagem

De acordo com ministro venezuelano, 24 estados reportaram falha de energia elétrica total ou parcial

Publicado em: 30/08/2024 12:46

 (Foto: Unsplash)
Foto: Unsplash
O ministro da Comunicação da Venezuela, Freddy Ñáñez, declarou que inúmeras falhas no fornecimento de energia elétrica foram registradas na madrugada desta sexta-feira (30) em quase todo o país.
 
"Informamos que nesta madrugada ocorreu na Venezuela uma sabotagem elétrica, uma sabotagem contra o sistema elétrico nacional, que afetou quase todo o território nacional", afirmou Ñáñez, mas não especificou que tipo de ‘sabotagem’ foi praticada, nem quem é o responsável.
 
De acordo com o ministro venezuelano, os 24 estados reportaram falha de energia elétrica total ou parcial. “Os funcionários estão trabalhando para o pleno restabelecimento do serviço. ninguém "vai tirar a paz e a tranquilidade dos venezuelanos", assegurou o ministro.
 
O apagão também afeta Caracas e Ñáñez disse que uma operação especial para o transporte de superfície foi ativada na capital, apesar do número de estações ou setores que estão em operação não seja conhecido até ao momento.
 
No entanto, segundo relatos regulares de usuários de várias regiões do país, a Venezuela sofre apagões frequentes, em alguns casos com duração de até uma semana.
 
O último grande apagão nacional aconteceu em março de 2019, quando uma grande parte do país ficou sem energia durante quatro dias.
 
A Venezuela atravessa um momento de grande turbulência política e social, após as eleições presidenciais de 28 de julho, na qual o presidente Nicolás Maduro foi reeleito para um terceiro mandato, segundo as autoridades oficiais, enquanto a oposição e parte da comunidade internacional rejeitam este resultado, que tem sido contestado nas ruas com manifestações, reprimidas com violência e detenções.
Tags: energia | venezuela |

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua