Clouds26° / 28° C

TRAGÉDIA

Furacão Debby causa mortes e inundações na Flórida e na Geórgia

De acordo com a Casa Branca, o presidente norte-americano, Joe Biden, já aprovou estado de emergência nas regiões

Publicado em: 06/08/2024 13:32

Ventos fortes, chuva e tempestade do furacão Debby inundam um bairro em Cedar Key, Flórida (Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)
Ventos fortes, chuva e tempestade do furacão Debby inundam um bairro em Cedar Key, Flórida (Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)
Nos Estados Unidos, cinco pessoas morreram após a passagem do furacão Debby, que causou grandes inundações e deixou mais de 250 mil casas sem eletricidade nos estados da Florida e Geórgia.
 
A Casa Branca avisou que o presidente norte-americano, Joe Biden, já aprovou estado de emergência nas regiões. Em um comunicado, a administração Biden também informou que equipes do Departamento de Defesa, Departamento de Segurança Interna, do Corpo de Engenheiros do Exército e da Guarda Costeira foram enviadas para as localidades afetadas e estão preparadas para apoiar os esforços de recuperação.
 
As autoridades locais comunicaram que as rajadas de vento do furacão Debby chegaram até 120 quilômetros por hora, depois reduziu a intensidade e se transformou em uma potente tempestade tropical.
 
Aproximadamente ainda 500 pessoas precisaram ser resgatadas de casas inundadas em Sarasota, na Florida. “Tivemos o dobro da quantidade de chuva prevista”, disse o chefe dos bombeiros do condado de Sarasota, David Rathbun.
 
“Estamos perante um evento climático sem precedentes”, acrescentou Jodie Fiske.  diretora de segurança pública da cidade de Manatee, na Flórida.
 
"Os impactos de Debby começaram e vão se estender ao longo da semana em várias partes da costa Sudeste dos EUA. Ao se afastar da costa, a tempestade vai se deslocar cada vez mais devagar, o que provocará um episódio de chuvas extremas de longa duração nas áreas por onde atravessar", indicou Michael Brennan, diretor do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).
Tags: furacão | eua |

Mais notícias