REINO UNIDO

Cresce onda de violência no Reino Unido e governo convoca reunião de emergência

As agressões e os atos de vandalismo se alastraram e intensificaram pelo país, sobretudo no fim de semana

Publicado em: 05/08/2024 17:53

Ataque em escola de dança infantil deixou três crianças mortas  (foto: Darren Staples / AFP)
Ataque em escola de dança infantil deixou três crianças mortas (foto: Darren Staples / AFP)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, prometeu usar toda a força da lei e rigor contra os envolvidos na escalada de violência dos últimos dias nos protestos entre grupos de manifestantes de extrema-direita anti-imigração e as forças policiais.

 

As agressões e os atos de vandalismo se alastraram e intensificaram pelo país, sobretudo no fim de semana. O Governo britânico convocou uma reunião do comitê de emergência para tratar a onda crescente de violência, após a morte de três crianças na semana passada em uma escola de dança infantil, em Southport, que foram esfaqueadas por um garoto de 17 anos. 

 

Os atos vêm sendo incentivados por campanhas de desinformação nas redes sociais, que atribuíram o ataque a uma motivação de um ativista muçulmano, apesar do departamento de polícia já ter comunicado que o agressor nasceu no País de Gales.

 

A Secretária do Interior britânica, Yvette Cooper, alertou que as prisões estão prontas para a "minoria criminosa de brutamontes que se têm revoltado no país”, durante dias consecutivos, contra a imigração, incendiando bibliotecas e atacando hotéis que abrigam requerentes de asilo e mesquitas. Já foram detidas mais de 170 pessoas.