ELEIÇÕES
Quem são os cotados para a presidência dos EUA no lugar de Biden
A atual vice-presidente, Kamala Harris, não é o único nome cotado. Confira outras possibilidades
Publicado em: 21/07/2024 15:46 | Atualizado em: 21/07/2024 15:55
Foto: KENT NISHIMURA/AFP |
A desistência de Joe Biden, que neste domingo (21/7) anunciou que não concorrerá à reeleição pela presidência dos Estados Unidos, bagunça o cenário eleitoral. Com isso, o Partido Democrata se vê diante da necessidade de avaliar cenários e protocolos para definir um novo candidato.
Biden vinha sendo pressionado a desistir desde o fim de junho, após um desempenho fraco em um debate televisivo contra Donald Trump. Nos últimos dias, os rumores sobre sua desistência se intensificaram. Neste domingo, ele publicou carta no X (antigo Twitter) anunciando a decisão.
Até o fim de junho, o Partido Democrata não tinha um plano concreto para substituir Biden como candidato presidencial. Ele competia praticamente sem oposição nas primárias do partido.
Segundo o protocolo, Biden seria oficialmente nomeado candidato em agosto, durante a Convenção Nacional Democrata. Com a desistência, ele poderia liberar os quase 4.000 delegados que conquistou nas primárias para apoiar outros candidatos do partido.
Diversos nomes surgem como possíveis substitutos a Biden, mas não há um número exato de candidatos. A vice-presidente Kamala Harris é uma das principais opções e recebeu o apoio de Biden, apesar de sua atuação apagada nos últimos quatro anos e números baixos nas pesquisas.
Confira a reportagem completa no portal Metrópoles.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS