Rain26° / 27° C

REINO UNIDO

Novo primeiro-ministro britânico apresenta suas propostas de governo

Keir Starmer destacou a economia e os direitos dos trabalhadores, além de sublinhar o combate à imigração ilegal e a promoção de uma nova relação com a UE

Publicado em: 18/07/2024 17:24

Keir Starmer, primeiro-ministro britânico (Foto: JESSICA TAYLOR / UK PARLIAMENT / AFP
)
Keir Starmer, primeiro-ministro britânico (Foto: JESSICA TAYLOR / UK PARLIAMENT / AFP )
O novo governo trabalhista do Reino Unido apresentou 40 propostas de lei no Discurso do Rei Charles III, na quarta-feira, em uma cerimônia que marcou a abertura do ano parlamentar.
O primeiro-ministro britânico Keir Starmer destacou desde a economia aos direitos dos trabalhadores, além de sublinhar o combate à imigração ilegal e a promoção de uma nova relação com a União Europeia (UE).
 
“O meu Governo vai procurar reiniciar a relação com os parceiros europeus e trabalhar para melhorar a relação comercial e de investimento com a UE”, disse, quatro anos após o Brexit, acrescentando ainda que os ministros trabalhistas também vão buscar um novo pacto de segurança para reforçar a cooperação entre Londres e Bruxelas.
 
No discurso foi anunciado que o Governo quer modernizar o sistema de asilo e imigração, através da criação de um novo Comando de Segurança de Fronteiras com poderes reforçados de combate ao terrorismo para enfrentar os grupos organizados responsáveis pelo tráfico de pessoas. Starmer também já revogou a decisão do seu antecessor, Rishi Sunak, de enviar os imigrantes ilegais para Ruanda.
 
Na pauta econômica, a proposta é legislar para que todas as alterações significativas em termos de impostos e despesas sejam sujeitas a uma avaliação independente prévia. Em relação aos direitos dos trabalhadores, visa ampliar as proteções por desemprego, e ainda dar prioridade à construção de novas habitações e à proteção contra despejos.

Hoje, Starmer é o anfitrião da reunião da Comunidade Política Europeia, que reúne os líderes dos 27 membros e de outros 20 países europeus. Na agenda do encontro, está o apoio contínuo à Ucrânia, energia, conectividade, segurança, democracia e migração.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua