EUROPA
Manifestação no Reino Unido deixa dezenas de policiais feridos
Protesto foi motivado pelas supostas raízes ruandesas do suspeito de esfaquear crianças e adultos em um evento de dança na cidade de Southport
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 31/07/2024 13:24
Ondas de fumaça de um incêndio iniciado por manifestantes enquanto a polícia de choque montava guarda após distúrbios perto da Mesquita da Sociedade Islâmica de Southport (Foto: ROLAND LLOYD PARRY / AFP ) |
Durante uma vigília que começou pacífica na noite de terça-feira em Southport, no noroeste do Reino Unido, pela morte das três crianças que foram esfaqueadas por um garoto de 17 anos, terminou em confrontos violentos com manifestantes, supostamente da extrema-direita, e agentes das forças de segurança.
Motivado por rumores que circulam nas redes sociais sobre alegadas raízes ruandesas do suspeito, o protesto acabou em violência. Os manifestantes gritaram mensagens islamofóbicas, incendiarem uma viatura das autoridades e danificaram outros diversos veículos. Depois entraram em confronto direto com a polícia britânica e pelo menos 39 policiais ficaram feridos, sendo que oito sofreram ferimentos graves, incluindo fraturas, lacerações e traumatismo.
Uma parte dos manifestantes ainda destruiu muros para arremessar os tijolos contra a polícia, além de jogar garrafas de vidro. Alguns atacaram a mesquita local, jogando pedras e tijolos nas janelas e atearam fogo nas ruas usando ripas de madeira retirados das cercas dos quintais do bairro.
As autoridades policiais admitiram que os envolvidos podem ser apoiadores da Liga de Defesa Inglesa de extrema-direita. “Infelizmente, os infratores destruíram muros de jardim para poderem usar os tijolos para atacar a nossa polícia, incendiaram carros do público e danificaram carros no estacionamento da mesquita. Esta não é a maneira de tratar uma comunidade, muito menos uma comunidade que ainda está se recuperando dos eventos traumáticos", declarou o subchefe de polícia local Alex Goss.
A polícia informou que a multidão violenta se aproveitou de rumores sobre a identidade do suspeito adolescente preso por suspeita de assassinato e tentativa de homicídio. “Houve muita especulação em torno da identidade do jovem de 17 anos que está atualmente sob custódia policial e alguns indivíduos usaram isso para provocar violência e desordem nas nossas ruas”, apontou Goss.
Já a polícia alegou que o nome do suspeito que circulava nas redes sociais estava incorreto e que o rapaz nasceu em Cardif, País de Gales, contrariando rumores online de que se tratava de um requerente de asilo.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou que aqueles que causaram os distúrbios em Southport sentirão toda a força da lei. “Esses manifestantes sequestraram a vigília pelas vítimas com violência e banditismo e insultaram a comunidade em luto”, disse Starmer.
O ataque do suspeito ocorreu na manhã da segunda-feira num evento de dança infantil e causou também ferimentos em 11 crianças, das quais oito estão em estado grave. Dois adultos também ficaram gravemente feridos. O acontecimento deixou a comunidade local em estado de choque e gerou uma onda de comoção e tristeza entre os moradores da região.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS