Clouds26° / 28° C

GUERRA

Manifestação em Tel Aviv reúne judeus e palestinos pelo fim da guerra

Evento foi realizado simultaneamente em hebraico e em árabe, com discursos emocionantes de participantes que enviaram mensagens de paz

Publicado em: 02/07/2024 15:40 | Atualizado em: 02/07/2024 15:45

A capital cultural e econômica de Israel, Tel Aviv (Foto: Menahem Kahana/AFP)
A capital cultural e econômica de Israel, Tel Aviv (Foto: Menahem Kahana/AFP)
Milhares de judeus e palestinos se reuniram na última segunda-feira (1) no Menorah Mittehim Hall, em Tel Aviv, para pedir o fim da guerra em Gaza e da ocupação israelense num evento denominado “Está na hora: a grande conferência de paz”.
 
A mobilização foi organizada por mais de 50 grupos pacifistas da sociedade civil,  liderada pelo ativista israelense Maoz Inon e pelo palestino Aziz Abu Sarah. “Estamos a estabelecer legitimidade para o processo de paz e para nós, líderes do futuro”, disse Inon, que perdeu os pais nos ataques do Hamas, em 7 de outubro.
 
Por sua vez, Sarah considerou que o evento fará com que milhares de pessoas queriam viver juntas e encontrar um modo de acabar com o derrame de sangue e trabalhar com parceiros do outro lado. “Esta declaração em si é muito forte e será uma mensagem importante para o lado palestino”, apontou Sarah, cujo irmão morreu, aos nove anos, vítima de torturas sofridas numa prisão israelense.
 
Ambos são as imagens deste movimento pacífico, que busca a reconciliação entre os povos palestino e judeu.
 
O evento foi realizado simultaneamente em hebraico e em árabe, com discursos emocionantes de participantes que enviaram mensagens de paz e pelo fim da ofensiva israelense no enclave palestino.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua