Rain25° / 26° C

TRAGÉDIA

Incêndio florestal na Turquia deixa 11 mortos e quase 80 feridos

Temperatura na região ultrapassou os 40 graus durante o dia nos últimos dias, de acordo com Ali Yerlikaya, ministro do Interior turco

Publicado em: 21/06/2024 12:07

Incêndio que atingiu duas áreas entre as províncias de Diyarbakir e Mardin, na Turquia (Foto: DHA (DEMIROREN NEWS AGENCY) / AFP
)
Incêndio que atingiu duas áreas entre as províncias de Diyarbakir e Mardin, na Turquia (Foto: DHA (DEMIROREN NEWS AGENCY) / AFP )
Um incêndio florestal que teve início na noite de quinta-feira, na zona rural entre as cidades turcas de Diyarbakir e Mardin, perto da fronteira com a Síria, se espalhou rapidamente por várias aldeias no sudeste da Turquia. 
 
Segundo o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, o número de mortos já chegou a 11 pessoas, além de aproximadamente 78 feridos, alguns em estado grave e que estão nos cuidados intensivos. “Sete equipes de emergência e 35 ambulâncias foram enviadas para os locais”, comunicou Koca.
 
A temperatura na região ultrapassou os 40 graus durante o dia nos últimos dias, de acordo com Ali Yerlikaya, ministro do Interior turco.
 
Os habitantes da aldeia de Koksalan, uma das zonas mais afetadas, também relataram que pelo menos 500 cabras e ovelhas morreram carbonizadas.
 
As imagens difundidas divulgadas nas redes sociais mostraram um incêndio gigantesco e grandes nuvens de fumaça.
 
O ministro da Justiça da Turquia, Yilmaz Tunç, anunciou a abertura de um inquérito judicial.
 
Por sua vez, o partido pró-curdo DEM, terceira força no Parlamento, apelou às autoridades para que mobilizassem meios aéreos. "A intervenção terrestre tem sido insuficiente. As autoridades devem intervir de forma mais ampla e com meios aéreos, sem perder tempo", diz a nota do DEM.
 
Dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais apontam que os incêndios já destruíram cerca de 13 mil hectares na Turquia este ano.
 
Os incêndios que se multiplicam em todo o mundo estão associados a vários fenômenos e alterações climáticas previstas pelos cientistas como resultado do aquecimento global. A elevação da temperatura, o aumento das ondas de calor e a redução das chuvas em determinadas localidades em algumas zonas representam uma combinação propícia para o desenvolvimento de incêndios, quando a vegetação e o solo estão muito secos.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua