Diario de Pernambuco
Busca

RECONHECIMENTO

Eslovênia reconhece oficialmente o Estado da Palestina

Declaração de reconhecimento foi entregue ao embaixador palestino, Salah Abdel-Shafi pela ministra das Relações Exteriores eslovena, Tanja Fajon

Publicado em: 05/06/2024 19:24 | Atualizado em: 05/06/2024 19:13

Relações diplomáticas foram formalmente reconhecidas nesta quarta-feira (05) (foto: AFP)
Relações diplomáticas foram formalmente reconhecidas nesta quarta-feira (05) (foto: AFP)

A Eslovênia reconheceu oficialmente o Estado da Palestina e estabeleceram hoje formalmente relações diplomáticas.

 

A ministra das Relações Exteriores eslovena, Tanja Fajon, entregou uma declaração sobre o reconhecimento e o estabelecimento de relações entre os dois países ao embaixador palestino, Salah Abdel-Shafi.

 

"A Eslovênia insistirá para que continuemos a pressionar Israel e a comunidade internacional para um cessar-fogo permanente em Gaza o mais rapidamente possível", disse Fajon.

 

Já Abdel-Shafi agradeceu ao governo esloveno pela sua posição ao respeito pelo direito internacional e à defesa do direito dos palestinos à autodeterminação. “O reconhecimento da Palestina pela Eslovênia é uma importante contribuição para a paz”, considerou o embaixador.

 

A Eslovênia reconheceu na última terça-feira a Palestina como um estado soberano e independente, tendo o parlamento aprovado a proposta do governo liderado por Robert Golob.

 

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, também agradeceu a Golob o reconhecimento esloveno, que se junta a outros países que recentemente fizeram o mesmo, como a Espanha, Noruega e Irlanda.

 

Os dois líderes ainda irão se encontrar pessoalmente na próxima semana na Jordânia, numa conferência humanitária internacional que será realizada no país.