° / °
Mundo
RECONHECIMENTO

Eslovênia reconhece oficialmente o Estado da Palestina

Declaração de reconhecimento foi entregue ao embaixador palestino, Salah Abdel-Shafi pela ministra das Relações Exteriores eslovena, Tanja Fajon

Publicado: 05/06/2024 às 19:24

Relações diplomáticas foram formalmente reconhecidas nesta quarta-feira (05)/foto: AFP

Relações diplomáticas foram formalmente reconhecidas nesta quarta-feira (05) (foto: AFP)

Relações diplomáticas foram formalmente reconhecidas nesta quarta-feira (05)

A Eslovênia reconheceu oficialmente o Estado da Palestina e estabeleceram hoje formalmente relações diplomáticas.

 

A ministra das Relações Exteriores eslovena, Tanja Fajon, entregou uma declaração sobre o reconhecimento e o estabelecimento de relações entre os dois países ao embaixador palestino, Salah Abdel-Shafi.

 

"A Eslovênia insistirá para que continuemos a pressionar Israel e a comunidade internacional para um cessar-fogo permanente em Gaza o mais rapidamente possível", disse Fajon.

 

Já Abdel-Shafi agradeceu ao governo esloveno pela sua posição ao respeito pelo direito internacional e à defesa do direito dos palestinos à autodeterminação. “O reconhecimento da Palestina pela Eslovênia é uma importante contribuição para a paz”, considerou o embaixador.

 

A Eslovênia reconheceu na última terça-feira a Palestina como um estado soberano e independente, tendo o parlamento aprovado a proposta do governo liderado por Robert Golob.

 

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, também agradeceu a Golob o reconhecimento esloveno, que se junta a outros países que recentemente fizeram o mesmo, como a Espanha, Noruega e Irlanda.

 

Os dois líderes ainda irão se encontrar pessoalmente na próxima semana na Jordânia, numa conferência humanitária internacional que será realizada no país.

Mais de Mundo

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP