Diario de Pernambuco
Busca

ESTADOS UNIDOS

Crianças descobrem fóssil raro de tiranossauro jovem nos EUA

Fóssil foi encontrado pelos irmãos Liam e Jessin Fisher, de 7 e 10 anos à época, e seu primo Kaiden Madsen, de 9 anos
Por: AFP

Publicado em: 04/06/2024 22:52 | Atualizado em: 05/06/2024 11:07

Fóssil foi encontrado no estado da Dakota do Norte, nos Estados Unidos (foto: Divulgação/Natalie Toth)
Fóssil foi encontrado no estado da Dakota do Norte, nos Estados Unidos (foto: Divulgação/Natalie Toth)

Durante suas férias de verão nos Estados Unidos, três meninos apaixonados por dinossauros se depararam com a descoberta de suas vidas: os restos de um raro tiranossauro rex jovem no estado da Dakota do Norte.

 

Cientistas e documentaristas anunciaram, nesta terça-feira (04), que, em julho de 2022, os irmãos Liam e Jessin Fisher, de 7 e 10 anos à época, e seu primo Kaiden Madsen, de 9, caminhavam pela área de Hell Creek, em Badlands, quando encontraram um longo osso fossilizado de uma perna.

 

Eles o fotografaram e enviaram a imagem para um amigo da família, o paleontólogo de vertebrados Tyler Lyson, do Museu de Natureza e Ciência de Denver, no Colorado.

 

Em princípio, os meninos pensavam que o osso que haviam encontrado nesse estado do norte de Estados Unidos pertencia a um dinossauro bico de pato comum.

 

Mas quando Lyson, junto com outros especialista que iniciaram uma escavação no sítio, encontrou um dente, rapidamente a equipe se deu conta da magnitude da descoberta: um espécime "extremamente raro" de T-Rex jovem, que viveu há 67 milhões de anos.

 

"A descoberta é significativa para os pesquisadores porque o espécime 'Teen Rex' [Rex Adolescente] pode ajudar a responder perguntas sobre como o rei dos dinossauros se desenvolvia", disse Lyson em comunicado.

 

 

 

Os restos foram levados ao Museu de Natureza e Ciência de Denver, onde o público poderá acompanhar em breve o processo de preparação do fóssil em um novo laboratório.

 

O segredo sobre o dinossauro veio à tona apenas agora, depois que um grupo de documentaristas e cientistas renomados coordenou, durante quase dois anos, com grandes museus de história natural, apresentar a descoberta dos meninos.

 

Paleontólogos estimam que o "Teen Rex" pesava cerca de 1.630 kg e media 7,6 m do focinho até a cauda. Acredita-se que o espécime tinha entre 13 e 15 anos quando morreu.

 

Um documentário sobre o episódio estreia em 21 de junho e será exibido em 100 cidades e diferentes formatos, incluindo IMAX e 3D.