Diario de Pernambuco
Busca

GUERRA

Negociações de trégua em Gaza ainda sem acordo

Delegações do Hamas e de Israel abandonaram nesta quinta-feira a capital do Egito sem chegarem a resultados concretos

Publicado em: 09/05/2024 16:07

 (Foto: SAID KHATIB / AFP
)
Foto: SAID KHATIB / AFP
Segundo o canal estatal egípcio Al Qahera News, as delegações do Hamas e de Israel, que participaram durante dois dias de conversações indiretas no Cairo sobre uma trégua na Faixa de Gaza, abandonaram nesta quinta-feira a capital do Egito sem chegarem a resultados concretos.
 
No entanto, a emissora noticiou que o Egito, Estados Unidos e Catar continuam a negociar sobre os pontos de vista das duas partes em relação a proposta de cessar-fogo elaborada pelos mediadores. 
 
O Hamas anunciou previamente a sua retirada do Cairo sem mencionar os motivos, mas afirmou que a invasão israelita em Rafah, sul de Gaza, e o controle militar do posto fronteiriço visa bloquear os esforços dos mediadores e intensificar a agressão e a guerra de extermínio. O Egito alertou para o risco de uma escalada na região caso não seja alcançado um acordo entre Israel e o Hamas, e a delegação egípcia está intensificando os esforços para encontrar uma fórmula de consenso sobre alguns pontos em disputa, mas que não foram especificados pelas autoridades.
 
"O Hamas afirma o seu compromisso e adesão à nossa posição ao aceitar o documento apresentado pelos mediadores", diz o comunicado de Ezzat al-Rishq, membro da direção política do grupo.
 
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou hoje que não irá aceitar um acordo para a libertação de reféns a não ser que o acordo lhe permita prosseguir com a operação em Rafah, informou a rede de televisão norte-americana NBC.
Tags: hamas | israel | guerra | gaza |