Clouds26° / 28° C

CONFLITO

Grupo Houthis diz que vai direcionar ataques ao Mediterrâneo

Desde novembro que os Huthis lançam ataques em direção ao mar Vermelho, em apoio aos palestinos de Gaza e também para infligir danos econômicos a Israel

Publicado em: 23/05/2024 16:46

O grupo rebelde dos Houthis, apoiado pelo Irã, controla grande parte do Iêmen (Foto: AFP)
O grupo rebelde dos Houthis, apoiado pelo Irã, controla grande parte do Iêmen (Foto: AFP)
O líder Abdul-Malik al-Houthi do grupo Houthis, do Iêmen, afirmou hoje ter ordenado esta semana a realização de um ataque também no Mediterrâneo, sendo a primeira ação do movimento xiita neste mar.

"Durante esta semana foram efetuadas oito operações com 15 mísseis e drones, dirigidas ao mar Vermelho, golfo de Aden e mar Arábico, e um em direção ao Mediterrâneo", garantiu Al-Houthi num discurso transmitido pela televisão, mas sem fornecer mais detalhes ou especificar o objetivo do ataque no Mediterrâneo.  
 
Desde novembro que os Huthis, que contam com o apoio do Irã, lançam ataques em direção ao mar Vermelho, em apoio aos palestinos da Faixa de Gaza e também para infligir danos econômicos a Israel. As ofensivas constantes do grupo têm causado riscos e prejuízos ao comércio marítimo mundial.
 
Além disso, os Houthis anunciaram recentemente uma ampliação das suas operações no oceano Índico e declararam que irão atacar qualquer navio israelita que se dirija a um porto de Israel ou possua alguma ligação com o Estado judaico.
 
“O grupo já atacou um total de 119 embarcações associadas aos inimigos israelitas, norte-americanos e britânicos" disse Al-Houthi.

Tags: ataque | guerra | houthis |

Mais notícias