Diario de Pernambuco
Busca

ATAQUE

Coreia do Norte lança míssil e Japão emite alerta de evacuação a população

Governo do Japão considera que se trata de um míssil balístico, mas Tóquio acredita que não deverá ir em direção ao território japonês

Publicado em: 27/05/2024 11:37

Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte (Foto: STR / AFP / KCNA VIA KNS
)
Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte (Foto: STR / AFP / KCNA VIA KNS )
Nesta segunda-feira (27), as autoridades japonesas citadas pela  agência de notícias estatal do país, a Kyodo, emitiram um alerta e uma ordem de evacuação para que a população se protegesse após o lançamento de um míssil a partir da Coreia do Norte.
 
Segundo a Kyodo, o governo do Japão considera que se trata de um míssil balístico, no entanto Tóquio acredita que não deverá ir em direção ao território japonês. Mas, mesmo assim o governo japonês decidiu dar o aviso de emergência para a ilha de Okinawa, arquipélago que fica situada a cerca de 640 km do resto do Japão. 
 
O lançamento do míssil acontece após a Coreia do Norte haver informado que iria lançar um satélite antes do dia 4 de junho, deixando a região em alerta máximo.
 
Pyongyang lançou pela última vez um satélite de reconhecimento em novembro passado e, desde então, já avançou que planeja lançar mais três este ano.