° / °
Mundo
ESTADOS UNIDOS

Conta de Trump publica vídeo que faz menção ao Reich unificado

A palavra Reich é constantemente associada ao Terceiro Reich da Alemanha nazista e o vídeo foi apagado nesta terça-feira (21)

Publicado: 21/05/2024 às 17:21

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos/Foto: Curtis Means / POOL / AFP

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos (Foto: Curtis Means / POOL / AFP)

O ex-presidente norte-americano, Donald Trump, teve um vídeo republicado na sua conta da sua rede social Truth Social, que faz referências a um "Reich unificado" entre manchetes hipotéticas sobre uma eventual vitória sua nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
 
A palavra Reich é constantemente associada ao Terceiro Reich da Alemanha nazista e o vídeo foi apagado hoje. A secretária de imprensa da campanha de Trump, Karoline Leavitt, assegurou que não era um vídeo de campanha. "O vídeo foi criado por uma conta aleatória online e replicado por um funcionário que claramente não viu a palavra, enquanto o presidente estava no tribunal", afirmou.
 
A porta-voz da Casa Banca, Karine Jean-Pierre, considerou o vídeo  odioso, repugnante e vergonhoso, que promoveu conteúdos associados à Alemanha nazista de Adolf Hitler. Jean-Pierre adiantou que o presidente Joe Biden ainda irá fazer hoje declarações sobre o ocorrido.
 
Segundo a mídia norte-americana, o vídeo é atribuído a um autor, que cria ‘memes’, e assina com o nome de Ramble Rants, tendo ele inclusive já colaborado com a campanha de Trump. Rants publicou o vídeo na rede social X, na segunda-feira.
 
Trump já recorreu anteriormente a uma retórica que ecoa ao líder nazista Adolf Hitler quando disse que os imigrantes que entram ilegalmente nos EUA estão envenenando o sangue do país e chamou seus opositores de vermes.
 
O ex-presidente, além disso, foi muito criticado apos ter jantado, em 2022, com um supremacista branco que negava o Holocausto e por ter também minimizado substancialmente a manifestação de 2017 em Charlottesville, na Virgínia, onde houve um protesto conduzido por grupos de extrema-direita e neonazistas contra a remoção do monumento do general confederado Robert E. Lee, no qual os ultranacionalistas brancos gritaram "Os judeus não vão nos substituir!"
Mais de Mundo

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP