Diario de Pernambuco
Busca

ESTADOS UNIDOS

Biden afirma que ordem deve prevalecer nas universidades dos EUA

O presidente dos Estados Unidos também destacou que os protestos não o levaram a reconsiderar a sua abordagem sobre o conflito em Gaza

Publicado em: 02/05/2024 19:36

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto: AFP)
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto: AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu hoje o direito ao protesto e a liberdade de expressão, no entanto destacou que a ordem deve prevalecer, quando estudantes em universidades em todo o país se manifestam por causa da guerra em Gaza e algumas foram reprimidas pelas forças policiais.

 

"A dissidência é essencial para a democracia. Mas a dissidência nunca deve levar à desordem", afirmou Biden.

 

Biden também declarou que não apoiava os apelos ao envio da Guarda Nacional para as universidades, mas ainda acrescentou que os protestos não o levaram a reconsiderar a sua abordagem sobre o conflito em Gaza.

 

Num momento em que vários congressistas republicanos criticavam o silêncio de Biden sobre o tema, o presidente lembrou que não quer usar os confrontos nas universidades no palco das eleições presidenciais de novembro próximo. “Este não é um momento para política, é um momento para clareza”, afirmou o presidente norte-americano.

 

Enquanto isso, o ex-presidente dos EUA e candidato republicano às eleições de novembro, Donald Trump, disse que "os lunáticos da esquerda radical" que participam das manifestações pró-palestinos nas faculdades de todo o país "têm de ser travados".

 

De acordo com informações do jornal The Washington Post, Trump elogiou a atuação da polícia de Nova Iorque na gestão dos protestos da Universidade de Columbia, assim como os agentes de Los Angeles que dispersaram o acampamento da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). "Estou muito orgulhoso dos melhores polícias de Nova Iorque. Eles são fantásticos. Fizeram um bom trabalho em Columbia e, da mesma forma, em Los Angeles, fizeram um trabalho muito bom na UCLA", disse Tump.

Tags: Estados Unidos | gaza | eua | biden |