Diario de Pernambuco
Busca

CELAC

Venezuela fecha embaixada e consulados no Equador

O anúncio foi feito pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante a conferência da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)

Publicado em: 16/04/2024 19:26

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (foto: MARCELO GARCIA / Venezuelan Presidency / AFP)
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (foto: MARCELO GARCIA / Venezuelan Presidency / AFP)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante a conferência da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), anunciou que mandou retirar hoje os funcionários diplomáticos da embaixada e de dois consulados no Equador, em retaliação pela recente detenção do ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas dentro da embaixada no México.

 

"Perante este ato de barbárie arrogante do presidente Daniel Noboa, ordenei o encerramento da nossa embaixada no Equador, o encerramento do consulado em Quito, o encerramento imediato do consulado em Guayaquil e o regresso imediato do pessoal diplomático à Venezuela", declarou Maduro.

 

O líder venezuelano também afirmou que apoia a expulsão do Equador da Organização das Nações Unidas, até que seja apresentado um pedido de desculpas à comunidade internacional. O ministro das Relações Exteriores da Venezuela Yvan Gil, reiterou ter recebido instruções para iniciar ações de apoio à proposta do México de solicitar a expulsão do Equador da ONU, assim como da sua ação judicial perante o Tribunal Internacional de Justiça.

 

Maduro ainda disse que Glas deve retornar à embaixada mexicana. “O Equador deve reconhecer o asilo político e permitir que viaje para o México para recuperar a sua saúde física das torturas sofridas” , pontuou.

 

No dia 5 de abril, forças policiais equatorianas invadiram as instalações da Embaixada do México, na capital do Equador, para deter o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, alvo de um mandado de captura por alegada corrupção.

 

 

 

Glas se refugiou na embaixada do México em dezembro, antes da justiça equatoriana se pronunciar sobre a responsabilidade num processo, ainda em curso, sobre desvio de fundos destinados à reconstrução de cidades devastadas por um terremoto em 2016.

 

A invasão da embaixada mexicana no Equador causou o corte das relações diplomáticas entre México e Equador e um protesto internacional.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.