Diario de Pernambuco
Busca

GUERRA NA UCRÂNIA

Ucrânia receberá nova ajuda de armamento militar do Reino Unido

O Ministério da Defesa britânico também vai enviar equipamento para ajudar a fazer recuar a invasão russa por terra, mar e ar

Publicado em: 23/04/2024 17:51 | Atualizado em: 23/04/2024 18:18

Pacote de ajuda do Reino Unido foi anunciado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto: Handout / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP)
Pacote de ajuda do Reino Unido foi anunciado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto: Handout / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky anunciou um novo pacote de ajuda do Reino Unido a Kiev, que incluirá mais mísseis de longo alcance, além de blindados e munições. O Ministério da Defesa britânico também vai enviar equipamento para ajudar a fazer recuar a invasão russa por terra, mar e ar.

 

"São mísseis Storm Shadow e outros tipos de mísseis, centenas de veículos blindados e anfíbios e munições; tudo o que a Ucrânia realmente precisa no campo de batalha", revelou Zelensky.

 

O líder ucraniano agradeceu ao primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, a medida de fornecer o equipamento militar e pela cooperação do país na atuação conjunta de defesa, elevando o desenvolvimento do armamento de longo alcance e as capacidades marítimas da Ucrânia. "Defender a Ucrânia contra as ambições brutais da Rússia é vital para a nossa segurança e para toda a Europa. Se permitirmos que o presidente Vladimir Putin tenha êxito nesta guerra de agressão, não se vai ficar pela fronteira polaca", alertou Sunak.

 

O financiamento adicional de 500 milhões de libras anunciado hoje eleva para três bilhões de libras a ajuda militar do Reino Unido à Ucrânia este ano. “O financiamento será usado para fornecer rapidamente munições, defesa antiaérea, drones e apoio de engenharia”, diz a nota do governo de Kiev.