Diario de Pernambuco
Busca

CONFLITOS

Senado norte-americano vota ajuda a Israel, Ucrânia e Taiwan

Verba total corresponde a US$ 95 bilhões, sendo que US$ 61 bilhões são destinados à ajuda militar e financeira da Ucrânia para combater a invasão russa

Publicado em: 23/04/2024 13:06

Senado dos Estados Unidos, de maioria democrata, vota três pacotes de ajuda externa à Ucrânia, Israel e Taiwan nesta terça (23) (Foto: Unsplash)
Senado dos Estados Unidos, de maioria democrata, vota três pacotes de ajuda externa à Ucrânia, Israel e Taiwan nesta terça (23) (Foto: Unsplash)
Nesta terça-feira (23), o Senado dos Estados Unidos, de maioria democrata, vota três pacotes de ajuda externa à Ucrânia, Israel e Taiwan, depois da aprovação na Câmara dos Deputados, apos meses de impasses e tensas negociações.
 
A verba total corresponde a 95 bilhões de dólares, sendo que a maior parte, 61 bilhões de dólares, é destinada à ajuda militar e financeira da Ucrânia para combater a invasão russa. Já o apoio a Israel esta estimado em 13 bilhões de dólares e nove bilhões serão direcionados às necessidades urgentes de ajuda humanitária na Faixa de Gaza e de outras populações vulneráveis no mundo.
 
O restante do valor é para investimentos dos EUA em apoio a Taiwan, a ilha tem um governo próprio, eleito democraticamente, mas a China a considera como uma das suas províncias e uma parte inalienável do seu território. Nos últimos tempos, Pequim se empenha no projeto de reunificação.
Tags: eua | taiwan | ucrânia | israel |