Diario de Pernambuco
Busca

ECLIPSE

Veja ao vivo o eclipse solar de hoje, 8 de abril, e saiba quando será o próximo visível no Brasil

Saiba como ver o eclipse solar e quando será o próximo eclipse visto no Brasil

Publicado em: 08/04/2024 14:23 | Atualizado em: 08/04/2024 14:55

 (Foto: IVAN PISARENKO, PABLO COZZAGLIO, ELENA BOFFETTA / AFPTV / AFP
)
Foto: IVAN PISARENKO, PABLO COZZAGLIO, ELENA BOFFETTA / AFPTV / AFP

 

Nesta segunda-feira (8), acontece um eclipse solar total. Diferente do fenômeno, que foi visto do Brasil em outubro de 2023, desta vez os brasileiros só poderão observar o eclipse através da internet.

 

O eclipse total desta segunda poderá ser visto da América do Norte, no Canadá, Estados Unidos e México. O evento poderá ser observado parcialmente em quase toda América Central e parte da Europa Ocidental. A América do Sul não está na trajetória do Eclipse, portanto, o Brasil não terá visão do fenômeno. 

 

Quando será o próximo eclipse visto no Brasil

 

Os próximos eclipses solares parciais visíveis no Brasil acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034. Porém, o eclipse solar total só será visto pelos brasileiros em 12 de agosto de 2045. Depois desse, o próximo eclipse total visível no Brasil ocorrerá em 2125.

 

Em abril deste ano, o planeta ainda testemunhará no dia 8 a Super Lua Nova; e uma chuva de meteoros que deve atingir o pico entre 21 e 22 de abril, dependendo da localização do observador. 

 

De acordo com a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI) – os eclipses da Lua ocorrem quando a Lua entra na sombra da Terra. Sol, Terra e Lua estão alinhados ou quase alinhados, nessa ordem.

 

“Uma diferença bem interessante entre o eclipse da lua e do eclipse do sol é a seguinte: eclipse da Lua é visível para quem está vendo a Lua e o eclipse do Sol é visível somente em uma região da Terra”, afirma Josina.

 

 

 

 

Hora do eclipse solar neste 8 de abril

 

Um eclipse total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta. 

 

Segundo o site de astronomia Time and Date, o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52 (horário de Brasília). 

 

Tendo em vista que a próxima vez que o Brasil poderá presenciar um eclipse será apenas em agosto de 2045, o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma transmissão ao vivo, com início às 12h30 (horário de Brasília), no Youtube. 

 

Assista ao Eclipse solar total ao vivo

 

 

 

*Com informações da Agência Brasil. 

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.