Clouds27° / 29° C

RÚSSIA

Moscou diz que vai retaliar se confiscarem os bens congelados russos

Moscou irá retaliar econômica e politicamente caso os bens forem confiscados

Publicado em: 25/04/2024 13:27 | Atualizado em: 25/04/2024 13:32

vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov (Créditos: AFP/YURI CORTEZ
)
vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov (Créditos: AFP/YURI CORTEZ )

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov, disse que seu país considera que as relações diplomáticas com os Estados Unidos podem ser abaladas se os governos ocidentais avançarem com propostas para confiscar os bens russos congelados. Ryabkov ainda assegurou que Moscou irá retaliar econômica e politicamente caso os bens forem confiscados.

 

O Kremlin também avisou nesta quinta-feira que a ajuda dos EUA à Ucrânia não mudará o resultado da guerra. “Isto não vai alterar fundamentalmente o resultado da operação militar especial. Vamos atingir o nosso objetivo. Mas isto vai causar mais problemas à própria Ucrânia", declarou Dmitry Peskov, porta-voz presidencial da Rússia, mas que reconheceu que irão aumentar o alcance das tropas ucranianas. 

 

Peskov acusou também os EUA de estarem envolvidos no conflito. "Os EUA estão diretamente envolvidos neste conflito. Estão seguindo o caminho de elevar o alcance operacional dos sistemas de armas que fornecem a Kiev", afirmou.

 

Já a porta-voz do ministério da chancelaria russa, Maria Zakharov, indicou que Washington tentar dividir e enfraquecer os laços entre Moscou e Pequim, após a visita do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, à China. "Quanto às tentativas dos Estados Unidos de criar um fosso nas relações entre a Rússia e a China, os Estados Unidos falam abertamente sobre isso", acusou Zakharova. 

Tags: russia | moscou |

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua