Diario de Pernambuco
Busca

ARGENTINA

Milei quer retomar soberania das Malvinas

Presidente argentino garantiu que vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para reconquistar o arquipélago

Publicado em: 03/04/2024 16:32

Javier Milei, presidente da Argentina (Foto: Luis ROBAYO / AFP)
Javier Milei, presidente da Argentina (Foto: Luis ROBAYO / AFP)
O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou durante um evento querer que as ilhas Malvinas retornem para a soberania do seu país.
 
Na terça-feira, dia em que se assinalou os 42 anos do início da guerra com o Reino Unido, Milei garantiu que vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para reconquistar o arquipélago.
 
“Durante meu governo, me comprometo a ter uma rota de ação clara para que as Malvinas possam retornar às mãos argentinas. Em nome do povo argentino, quero agradecer aos veteranos, aos seus familiares e a todos aqueles que usam uniforme pelo seu serviço”, declarou Milei.
 
O líder argentino ainda disse que a melhor forma de homenagear aqueles que morreram no campo de batalha é reivindicando a soberania argentina sobre o território. No conflito, que durou 649 soldados argentinos morreram e 1.063 ficaram feridos.
 
 O arquipélago, que tem uma população de aproximadamente três mil pessoas, é administrado como um dos 14 territórios ultramarinos britânicos.
 
No último encontro entre Milei e o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, em Davos, na Suíça, o presidente argentino assegurou que deixou a disputa das Malvinas na agenda para avançar soluções sobre o tema.
Tags: malvinas | argentina | milei |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.