Diario de Pernambuco
Busca

REUNIÃO

Israel e EUA realizam reunião virtual sobre operação em Rafah

Rafah está com 1 milhão de habitantes e 600 mil são crianças

Publicado em: 01/04/2024 14:24 | Atualizado em: 01/04/2024 14:28

Uma menina palestina deslocada escreve em um quadro-negro enquanto crianças observam em Rafah, no sul da Faixa de Gaza (Crédito: MOHAMMED ABED / AFP)
Uma menina palestina deslocada escreve em um quadro-negro enquanto crianças observam em Rafah, no sul da Faixa de Gaza (Crédito: MOHAMMED ABED / AFP)

Nesta segunda-feira (1), esta prevista entre representantes de Israel e dos Estados Unidos uma videoconferência para discutir a operação terrestre planejada por Tel Aviv na cidade de  Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

 

A reunião acontece uma semana após o governo israelita ter cancelado a visita de uma delegação a Washington, depois da abstenção dos Estados Unidos na votação do Conselho de Segurança da ONU sobre um cessar-fogo em Gaza.

 

O anúncio de Israel sobre a ofensiva contra Rafah, no território palestino, tem causado muita preocupação na comunidade internacional, que apela para que as forças israelitas desistam da operação.

 

Rafah tinha cerca de 300 mil habitantes antes da guerra, mas conta agora com quase um milhão e meio de pessoas, sendo 600 mil delas crianças, que ali se refugiaram à medida que avançava a ofensiva israelita a partir do norte.

 

A diretora regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para o Oriente Médio, Adele Khodr, disse que a Faixa de Gaza atravessa não só uma crise humanitária como uma crise “moral. "É um teste à nossa humanidade e à nossa capacidade de salvar a vida das crianças. E terá consequências para o futuro", afirmou Khodr.

Segundo o último balanço do Ministério da Saúde de Gaza já morreram pelo menos 32.845 palestinos desde o início do conflito e o número de feridos subiu para 75.392 

 

Tags: israel | eua | reunião | eua |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.