GUERRA
Comandante do Hezbollah é morto por Israel no Líbano
De acordo ainda com um comunicado das forças israelenses, também foram eliminados mais dois altos membros do grupo Hezbollah
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 08/04/2024 14:29
Ali Ahmed Hassin, comandante do Hezbollah (Foto: Reprodução) |
Israel confirmou nesta segunda-feira a morte do comandante Ali Ahmed Hassin das forças de Radwan, corpo de elite do Hezbollah, num ataque aéreo no sul do Líbano, na região de Hajir. De acordo ainda com um comunicado das forças israelenses, também foram eliminados mais dois altos membros do grupo Hezbollah.
Segundo as autoridades israelitas, Hassin era o responsável por planejar e executar ataques contra israelitas. "Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, Hasin disparou vários foguetes de artilharia contra o território israelita. Nos seis meses de guerra contra o Hamas, o Hezbollah disparou cerca de 3.100 projéteis contra o norte do território israelita", diz o comunicado das Forças de Defesa de Israel (IDF).
A partir do ataque do Hamas em Israel em 7 de outubro, foi registrado fogo cruzado entre a milícia xiita pró-iraniana baseada no sul do Líbano, e Israel, causando os mais graves momentos na fronteira desde a guerra de 2006 entre os dois países. Desde então, mais de 380 pessoas já foram mortas nos combates, principalmente do lado libanês e nas fileiras do Hezbollah, algumas na Síria. Em Israel, 18 pessoas foram mortas, sendo 10 soldados e oito civis.
O fogo cruzado se intensificou fortemente nas últimas semanas, com Israel ampliando o raio de ação a zonas distantes da fronteira, o que faz recear uma guerra aberta entre as duas partes.
Além disso, as forças israelitas afirmaram ter concluído nos últimos dias mais uma fase da preparação do comando do norte para a guerra, ou seja, para uma eventual guerra com o Líbano e a Síria, se centrando nos depósitos de emergência operacional para uma ampla mobilização das tropas das IDF quando necessário.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS