Diario de Pernambuco
Busca

OTAN

Suécia se torna oficialmente membro da OTAN

Para o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, o momento é histórico e faz a Aliança Atlântica ficar mais forte

Publicado em: 07/03/2024 18:06

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, que entregou ao primeiro-ministro sueco o instrumento de acesso à OTAN (foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, que entregou ao primeiro-ministro sueco o instrumento de acesso à OTAN (foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) anunciou hoje a adesão oficial da Suécia, país que se tornou o 32º membro da aliança militar. O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, classificou este momento como histórico e que faz a Aliança Atlântica ficar mais forte. 

 

“É oficial, a Suécia é o 32º Estado-membro da OTAN e tem o seu devido lugar ao nosso lado. A adesão da Suécia faz com que a OTAN seja mais forte, a Suécia mais segura, assim como toda a aliança. Estou ansioso para erguer a bandeira da Suécia na sede na segunda-feira”, escreveu Stoltenberg, na rede social X.

 

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, declarou em Washington, na capital norte-americana, que a adesão da Suécia à OTAN é uma vitória da liberdade. “A Suécia fez uma escolha livre, democrática, soberana e unida para aderir à OTAN. Somos a partir de agora um país mais seguro”, destacou Kristersson.

 

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, que entregou ao primeiro-ministro sueco o instrumento de acesso à OTAN, formalizando a entrada do país, também saudou como um momento histórico. “É histórico para a aliança. É histórico para a relação transatlântica. A nossa aliança da OTAN é agora mais forte e maior do que alguma vez foi", afirmou Blinken.

 

O embaixador da Hungria nos EUA entregou ao Departamento de Estado em Washington os documentos oficiais de ratificação da adesão da Suécia à OTAN, recentemente aprovada pelo parlamento húngaro. "Hoje dei instruções ao embaixador do nosso país em Washington para entregar o documento de ratificação, tendo a Hungria cumprido todas as suas tarefas para a adesão da Suécia a OTAN", disse o chanceler húngaro, Péter Szijjártó. 

 

A demora no processo da entrada da Suécia na organização demorou 22 meses devido às reticências da Turquia e da Hungria, último membro a aprovar a adesão do país escandinavo.


COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.