Diario de Pernambuco
Busca

AMÉRICA DO SUL

Oposição na Venezuela denuncia impedimento de concorrer à eleição presidencial

CNE da Venezuela teria desqualificado diversos partidos opositores de participar das eleições para presidente, previstas de acontecer no dia 28 de julho

Publicado em: 18/03/2024 14:32

Eleições estão previstas para acontecer no dia 28 de julho (Foto: Unsplash)
Eleições estão previstas para acontecer no dia 28 de julho (Foto: Unsplash)
A oposição política ao líder venezuelano, Nicolás Maduro, denunciou neste último domingo que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) desqualificou diversos partidos opositores de participar das eleições para presidente, previstas de acontecer no dia 28 de julho.
 
"A cúpula vermelha - cor do partido do Governo - está intervindo judicialmente juntos dos partidos de longa tradição, e encerram outros que não são controlados pelo Palácio Miraflores, sede presidencial. Criam desqualificações expressas. Uma forma de aplicar a democracia participativa e protagonista. Nem cuidam das formas. A obsessão por se perpetuarem no poder leva-os a esta prática desprezível. Vamos derrotá-los, apesar das manobras grosseiras", acusou César Pérez Vivas, do partido Copei.
 
Pérez ainda acrescentou que o regime simultaneamente, autoriza a criação de novos partidos para permitir o registro de candidatos amigos e aliados de Maduro.
 
A ex-deputada Delsa Solórzano, do partido Encuentro Ciudadano, também denunciou que o regime está violando o Acordo de Barbados, assinado em outubro passado, entre o Governo venezuelano e a oposição. "Há um documento que foi assinado. É um documento que estabelece claramente que nos vamos manter dentro da rota eleitoral e que há alguns requisitos com que todos nos comprometemos. O primeiro requisito é que cada um escolha o seu candidato", declarou a um canal de televisão.
 
Solórzano lembrou que em 22 de outubro de 2023 a oposição escolheu a sua candidata, Maria Corina Machado. "É a ela que estamos apoiando e, juntamente com ela, tomaremos as decisões que têm de ser tomadas", reiterou.
 
No entanto, o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela já atualizou a informação aos eleitores para as eleições presidenciais, tornando pública a desqualificação da opositora Maria Corina Machado para exercer cargos públicos.
 
Segundo a oposição da Venezuela, o CNE aprovou incluir sete novos partidos (Direita Democrática Popular, Partido Verde, Futuro Venezuela, Enamórate, Aliança Política Renovação e Esperança, confederação Democrática e Unidade Visão Venezuela) na listagem de organizações qualificadas para apresentar candidatos às próximas presidenciais. Já entre os qualificados ainda estão presentes os partidos Ação Democrática, Copei, Primeiro Justiça, Partido Comunista, Pátria Para Todos e Voluntad Popular.
 
Em 11 de março, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, no Governo) confirmou que o presidente Nicolás Maduro será o seu candidato para um terceiro mandato de seis anos.
Tags: eleição | venezuela |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.