Diario de Pernambuco
Busca

TECNOLOGIA

Meta, Google e OpenAI anunciam medidas para conter efeitos da IA

Iniciativas variam entre marcas visíveis nas próprias imagens e mensagens escondidas nos metadados do arquivo ou em pixels gerados artificialmente

Publicado em: 18/03/2024 15:03

 (Foto: Freepik)
Foto: Freepik
As empresas Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) Google e OpenAI anunciaram recentemente que estão sendo tomadas inúmeras medidas que vão auxiliar a identificar imagens ou arquivos que foram produzidos com inteligência artificial (IA).

As gigantes da internet manifestaram que a disseminação de informação falsa pode condicionar e manipular os resultados de eleições. As iniciativas variam entre marcas visíveis nas próprias imagens e mensagens escondidas nos metadados do arquivo ou em pixels gerados artificialmente. 

No entanto, as empresas não estipularam prazos para a introdução destas medidas, mas avançaram que estão desenvolvendo esse recurso para que possam ser aplicados já nos próximos meses. “Vão começar a aplicar rótulos em todos os idiomas suportados por cada aplicação", afirmou Nick Clegg, presidente de relações públicas da Meta.

A Meta promete inclusive não apenas marcar visualmente as imagens geradas pelas ferramentas de IA, mas ainda detectar e identificar as que são publicadas nas suas redes sociais, como o Instagram, Facebook e Threads, sempre que possível. "Podemos marcar imagens do Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney e Shutterstock à medida que são implementados metadados às imagens criadas pelas suas ferramentas", explicou Clegg.
 
Por usa vez, o Google declarou que aplicará os seus metadados ao YouTube. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.