Diario de Pernambuco
Busca

VIOLÊNCIA

Três pessoas são feridas em ataque com arma branca em Paris

O agressor, armado com uma faca e um martelo, atacou três pessoas
Por: AFP

Publicado em: 04/02/2024 10:51 | Atualizado em: 04/02/2024 10:55

Até o momento a investigação não indica que foi um ataque terrorista (Crédito: THOMAS SAMSON / AFP)
Até o momento a investigação não indica que foi um ataque terrorista (Crédito: THOMAS SAMSON / AFP)

Três pessoas foram atacadas com arma branca e ficaram feridas, no sábado (3), em uma estação de trem de Paris,  e um suspeito foi detido, informou a polícia francesa à AFP.

 

Os primeiros elementos da investigação não "sugerem que se trate de um ato terrorista", declarou o chefe da polícia de Paris, Laurant Nuñez, acrescentando que o suspeito sofre de "transtornos psiquiátricos". 

 

O ataque aconteceu na Gare de Lyon, por volta das 8h locais (4h em Brasília), em uma sala subterrânea. 

 

O agressor, armado com uma faca e um martelo, atacou três pessoas. Uma delas se encontra em estado grave, e seu prognóstico vital está "comprometido", detalhou Nuñez em entrevista coletiva, afastando a hipótese de "ato terrorista". 

 

As outras duas pessoas tiveram ferimentos leves, e uma quarta está em estado de choque.

 

O suspeito declarou "espontaneamente" que sofre de "problemas psiquiátricos" e foram encontrados "medicamentos" em sua posse, acrescentou Nuñez. 

 

De acordo com os documentos em seu poder, ele é natural do Mali e é "residente legal na Itália desde 2016, com autorização plenamente válida emitida em 2019". 

 

Foi contido por pessoas que estavam no local, até a intervenção da polícia ferroviária, disseram fontes policiais. 

 

As mesmas fontes indicaram que ele aparentemente não gritou, ao cometer o ataque.

 

Após várias horas de detenção, a prisão preventiva do detido foi levantada depois de uma análise de seu comportamento ter revelado "um estado psiquiátrico incompatível com a medida de coerção", informou o Ministério Público. 

 

"Neste momento está sendo atendido na enfermaria psiquiátrica da sede da polícia", acrescentou.

 

Esse incidente se deram a menos de seis meses antes dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecem de 26 de julho a 11 de agosto. Cerca de 15 milhões de visitantes são esperados na capital francesa durante a realização dos Jogos. 

 

Mais de 100 milhões de passageiros passam todos os anos pela Gare de Lyon, de onde partem linhas de alta velocidade para o sudeste de França, mas também para Espanha, Suíça e Itália. 

 

Tags: paris | ataque |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.