° / °
Mundo
ACIDENTE

Piñera orientou que passageiros pulassem de helicóptero antes da queda

Relato é da irmã dele, que estava a bordo. Ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera pilotava o hellicóptero quando a aeronave caiu, nesta terça

Publicado: 07/02/2024 às 16:24

Sebastián Piñera a bordo de seu helicóptero, em foto de 2006/foto: AFP

Sebastián Piñera a bordo de seu helicóptero, em foto de 2006 (foto: AFP)


Sebastián Piñera a bordo de seu helicóptero, em foto de 2006

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, morto por causa de uma queda de helicóptero nesta terça-feira (06), orientou que os passageiros pulassem antes de a aeronave cair ao chão. A informação foi dada pela irmã de Piñera, Magdalena, que estava a bordo.

 

Ela e outros dois passageiros seguiram as ordens do ex-presidente chileno e sobreviveram. "Pulem vocês primeiro, porque se eu pular junto o helicóptero vai cair em cima de todos nós", disse Piñera, de acordo com Magdalena. Piñera tinha 74 anos de idade.

 

O helicóptero pilotado pelo ex-presidente do Chile caiu em um rio, na região de Los Rios. Após o pulo dos passageiros, Piñera também tentou saltar da aeronave, mas ficou preso no cinto de segurança. Ele, então, afundou mais de 40 metros no rio e morreu. As condições climáticas eram ruins na região.

 

 

Luto oficial

 

Diante da tragédia com o ex-presidente chileno, o governo do Chile decretou luto oficial de três dias. O atual presidente Gabriel Boric ordenou que seja realizado um funeral de estado.

 

O luto oficial no país fará com que haja paralisações nos trabalhos das sedes do governo, repartições e departamentos públicos chilenos. A bandeira nacional também deve ser hasteada a meio mastro durante os dias de vigência da medida. Atos e cerimônias governamentais comemorativa também estão suspensos.

 

[SAIBAMAIS] 

 

Quem era Sebastián Piñera

 

Empresário e político ligado a bandeiras da direita, Sebastián Piñera era doutor em Economia pela Universidade de Havard e era conhecido por pilotar seu próprio helicóptero. Casado com Cecilia Morel, pai de quatro filhos e com nove netos, foi presidente do Chile duas vezes.

 

O primeiro mandato ocorreu entre 2010 e 2014 e o segundo, 2018 e 2022. Ele era filiado ao partido de direita "A Locomotiva". Filho de um ex-embaixador democrata-cristão, foi o único grande empresário chileno abertamente opositor a Pinochet.

 

Eleito senador com a volta da democracia, se alinhou com a centro-esquerda em votações cruciais no Congresso, o que fez ser visto com desconfiança pelos setores radicais da direita. Liderou a renovação da direita na chamada "Patrulha Juvenil". Desses tempos vem seu apelido de "A Locomotiva".

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense.  

Mais de Mundo

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP