Diario de Pernambuco
Busca

EUROPA

Ministros da UE se reúnem em meio aos confrontos dos agricultores em Bruxelas

Reunião dos ministros da Agricultura dos países da União Europeia visa discutir sobre medidas de apoio aos agricultores com flexibilização da PAC para setor

Publicado em: 26/02/2024 12:24

Protesto de agricultores em Bruxelas, na Bélgica (Foto: JOHN THYS / AFP
)
Protesto de agricultores em Bruxelas, na Bélgica (Foto: JOHN THYS / AFP )
Nesta segunda-feira (26) acontece, em Bruxelas, a reunião dos ministros da Agricultura dos países da União Europeia para discutir sobre as medidas de apoio para os agricultores com a flexibilização da Política Agrícola Comum (PAC) para o setor. Entre as propostas esta a simplificação das regras dos controles agrícolas e ambientais.
 
Mas, centenas de agricultores de vários países da EU reivindicam apoios imediatos e tomaram as ruas na capital belga com tratores, ocupando avenidas no bairro europeu onde estão localizadas às sedes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia.
 
Os manifestantes colocaram pneus, tentaram atear fogo e chegaram a romper uma das barreiras de segurança instaladas entre as instituições do bloco. As forças de segurança recorreram a gás de pimenta e canhões de água para dispersar os manifestantes.
 
O protesto se deve às dificuldades enfrentadas nos últimos tempos pela categoria, que é contrária as normas do Acordo Verde Europeu, que impõe limites à utilização de produtos químicos e às emissões de gases com efeito de estufa, limitam os negócios e tornam os produtos mais caros do que os importados de países terceiros. Os agricultores ainda se queixam dos preços baixos dos produtos agrícolas e dizem que os cereais e outros produtos importados da Ucrânia e da América Latina afetam o mercado.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.