Diario de Pernambuco
Busca

UNIÃO EUROPEIA

Parlamento Europeu lança petição histórica para retirar voto húngaro

Eurodeputados acreditam que a capacidade de decisão da UE está "bloqueada" por causa dos constantes vetos do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Órban

Publicado em: 09/01/2024 14:49

Membros do Parlamento Europeu têm até a próxima sexta-feira para assinar a carta (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)
Membros do Parlamento Europeu têm até a próxima sexta-feira para assinar a carta (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)
Nesta terça-feira (9), o Parlamento Europeu lançou uma ‘petição histórica’ para retirar o direito de voto à Hungria no Conselho Europeu. 
 
De acordo com Petri Sarvamaa, eurodeputado finlandês e vice-presidente do PPE (Partido Popular Europeu), que assina a petição, esta medida é definitivamente diferente de tudo aquilo que a União Europeia fez até agora em relação à Hungria.
 
Os eurodeputados acreditam que a capacidade de decisão da União Europeia está "bloqueada" por causa dos constantes vetos do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Órban.
 
"É agora ou nunca. A máquina de tomada de decisões da UE está simplesmente bloqueada por causa de Viktor Órban. A única forma de fazer funcionar é privar Órban do seu direito de voto no Conselho. Ao mesmo tempo, mostramos que a chantagem não é permitida na UE", apontou Sarvamaa.
 
O eurodeputado finlandês adiantou que os membros do Parlamento Europeu têm até a próxima sexta-feira para assinar a carta, que será depois enviada à presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola. "É um momento decisivo para a União Europeia", acrescentou.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.