Diario de Pernambuco
Busca

ORIENTE MÉDIO

ONU diz que Israel restringe acesso de ajuda humanitária a Gaza

De acordo com o relatório da OCHA, Israel permitiu acesso a apenas um quarto das missões de ajuda humanitária planejadas para a Faixa de Gaza

Publicado em: 22/01/2024 16:28

o relatório destacou um aumento significativo das recusas por parte dos militares de Israel  (foto: AFP)
o relatório destacou um aumento significativo das recusas por parte dos militares de Israel (foto: AFP)

Segundo um relatório do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA), nas duas primeiras semanas de janeiro, Israel permitiu acesso a apenas um quarto das missões de ajuda humanitária planejadas para a Faixa de Gaza, O relatório destacou um aumento significativo das recusas por parte dos militares israelitas, em especial nas zonas a norte e no centro de Gaza, em comparação com os meses anteriores.

 

“Das 29 missões de ajuda planejadas pelas agências humanitárias, apenas sete foram autorizadas a entrar pelos militares israelitas”, aponta o documento da OCHA. 

 

Também a ONG Crescente Vermelho denunciou, esta manhã, que as suas ambulâncias não conseguem chegar aos feridos em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, acusando as tropas de Israel de estarem cercando os veículos e de estarem a “alvejar qualquer pessoa” que esteja a se aproximar do local.

 

Já o porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza, Ashraf al Qidra, elevou para um total de 25.295 o número de palestinos mortos desde o início do conflito, dos quais 190 nas últimas 24 horas. No novo balanço também foram contabilizadas 63 mil pessoas feridas, sendo 340 durante o dia de ontem.  Qidra ainda afirmou que as forças israelitas invadiram o hospital al-Khair e de prender as equipe médicas que estavam no local.


COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.