Diario de Pernambuco
Busca

MISSÃO ESPACIAL

Foguete SpaceX decola rumo à Estação Espacial Internacional

Essa é terceira missão organizada pela empresa americana Axiom Space, em associação com a Nasa, que permite o uso da estação
Por: AFP

Publicado em: 18/01/2024 20:19

Missão foi batizada como Ax-3 (foto: CHANDAN KHANNA / AFP
)
Missão foi batizada como Ax-3 (foto: CHANDAN KHANNA / AFP )

Um foguete SpaceX decolou nesta quinta-feira (18) da Flórida rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) como parte de uma missão privada com quatro passageiros a bordo, entre eles um sueco, um italiano e o primeiro turco a ir ao espaço.

 

Batizada como Ax-3, esta missão é a terceira organizada pela empresa americana Axiom Space, em associação com a Nasa, que permite o uso da estação.

 

O lançamento aconteceu conforme o previsto, às 16h49 (18h49 em Brasília) do Centro Espacial Kennedy da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos.

 

Os quatro membros da tripulação, que vinham treinando há meses, chegarão no sábado à ISS, onde permanecerão cerca de duas semanas. Está previsto que eles realizem uma série de experimentos científicos na estação.

 

Após permitir a clientes endinheirados tornar realidade seu sonho espacial, a Axiom Space também atende agora pessoas patrocinadas por órgãos nacionais.

 

Esta missão coloca em evidência o crescente papel do setor privado para apoiar as ambições espaciais dos países que carecem de um programa próprio de voos tripulados.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.