Diario de Pernambuco
Busca

ESTADOS UNIDOS

EUA instituem Houthis como grupo terrorista global

Grupo rebelde iemenita foi definido "entidade terrorista global especialmente designada" em resposta aos seus ataques contra navios no Mar Vermelho

Publicado em: 17/01/2024 14:04 | Atualizado em: 17/01/2024 15:06

Houthis, grupo rebelde iemenita (Foto: Mohammed HUWAIS / AFP)
Houthis, grupo rebelde iemenita (Foto: Mohammed HUWAIS / AFP)
O conselheiro de Segurança Nacional norte-americano, Jake Sullivan, anunciou que os Estados Unidos decidiram definir os Houthis como "entidade terrorista global especialmente designada", em resposta aos ataques do grupo rebelde iemenita contra navios no Mar Vermelho.
 
Sullivan também enfatizou que a ação se destina a afetar o financiamento e a entrega de armamento ao grupo, e informou que a medida entra em vigor no prazo de 30 dias para dar tempo de minimizar o impacto sofrido pela população do Iêmen.
 
No entanto, o conselheiro destacou que esta decisão pode ser revertida caso os Houthis parem com as ofensivas as embarcações marítimas no Mar Vermelho.
 
O porta-voz dos Houthis, Mohammed Abdulsalam, afirmou que a designação do grupo como terrorista pelos Estados Unidos não vai afetar as suas operações no Mar Vermelho.

Abdulsalam assegurou que os ataques contra navios israelitas ou que se dirijam para Israel vão continuar. 

Tags: houthis | eua |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.