Diario de Pernambuco
Busca

ESTADOS UNIDOS

EUA chegam a acordo sobre teto de despesa para 2024

Em um comunicado, Joe Biden considerou que o acordo vai salvaguardar importantes prioridades nacionais e evita uma paralisação desnecessária do governo

Publicado em: 08/01/2024 14:25

Líderes do congresso norte-americano chegaram a um acordo na definição do teto máximo de despesa para este ano (Foto: Drew Angerer/Getty Images/AFP
)
Líderes do congresso norte-americano chegaram a um acordo na definição do teto máximo de despesa para este ano (Foto: Drew Angerer/Getty Images/AFP )
Os líderes do congresso norte-americano chegaram a um acordo na definição do teto máximo de despesa para este ano, de 1,66 bilhões de dólares, para evitar o risco de paralisação do governo federal. "Este é o acordo orçamental mais favorável que os republicanos conseguiram em mais de uma década", afirmou o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Johnson.
 
Em um comunicado, o presidente dos EUA, Joe Biden, considerou que o acordo vai salvaguardar importantes prioridades nacionais e evita uma paralisação desnecessária do governo. “O acordo evita cortes profundos nos programas com os quais as famílias trabalhadoras estão a contar e abre caminho para a aprovação de projetos de lei de financiamento, que vão beneficiar o povo americano e estão libertos de políticas extremas", diz a nota da Casa Branca. 
 
O acordo foi alcançado entre os líderes dos partidos republicano e democrata, mas ainda terá que ser ratificado no congresso. O documento foi embasado em limites de despesa que o congresso já tinha estabelecido num projeto de lei, para suspender o limite da dívida até 2025.
 
Além disso, o acordo também incluiu um aumento na despesa do Pentágono para 886,3 milhões de dólares, e mantém a despesa nas restantes áreas, como saúde e assistência, em 772,7 milhões de dólares.

Tags: teto de despesa | biden | eua |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.