Diario de Pernambuco
Busca

ESPANHA

Mais de 80 jornais da Espanha processam a Meta

A Information Media Association (AMI) apresentou uma ação judicial no valor de 550 milhões de euros contra a Meta

Publicado em: 04/12/2023 19:21

Meta é acusada de concorrência desleal no mercado publicitário (foto: Reprodução)
Meta é acusada de concorrência desleal no mercado publicitário (foto: Reprodução)

A Information Media Association (AMI), que representa 83 meios de comunicação espanhóis, entrou com um processo judicial contra a plataforma Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram. A AMI apresentou uma ação judicial no valor de 550 milhões de euros contra a gigante de tecnologia pela violação da regulamentação europeia em matéria de proteção de dados, no período compreendido entre 25 de maio de 2018 e, pelo menos, 31 de julho de 2023.

 

A empresa Meta é acusada de concorrência desleal no mercado publicitário e, de acordo com os meios de comunicação que avançaram com a ação judicial, 100% das receitas provenientes da venda de publicidade da Meta foram obtidas de forma ilegítima.  O uso dos dados pessoais dos usuários das plataformas sem o seu consentimento permitiu à empresa propor a venda de espaços publicitários no mercado com base numa vantagem competitiva obtida ilegitimamente.

 

Para o presidente da AMI, José Joly Martínez de Salazar, as ações da Meta colocam em risco a sustentabilidade dos meios de comunicação social, "fundamentais para a democracia de um país".

 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.