Diario de Pernambuco
Busca

POLÍTICA DOS EUA

Filho de brasileiros, George Santos tem mandato cassado pelo Congresso dos EUA

George Santos é acusado de estar envolvido em crimes financeiros revelados por um relatório. Ele nega as acusações

Publicado em: 01/12/2023 17:22


George Santos tem mandato cassado pela Câmara dos Deputados dos EUA  (foto: Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
George Santos tem mandato cassado pela Câmara dos Deputados dos EUA (foto: Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

O deputado republicano George Santos teve o mandato cassado pelo Congresso dos Estados Unidos nesta sexta-feira (1º). George é filho de imigrantes brasileiros.

 

O congressista é acusado de estar envolvido em crimes financeiros revelados por um relatório. Ele nega as acusações.

 

Na sessão, 311 deputados votaram a favor de expulsar o republicano, enquanto 114 votaram contra. Eram necessários 287 votos para a cassação, o equivalente a dois terços da Câmara. Esta é a primeira vez desde desde 2002 que a Câmara expulsa um dos seus. Apenas outros cinco legisladores foram expulsos da Câmara dos Representantes até hoje. 

 

Esta foi a terceira tentativa do Congresso de cassar o mandato dele. "Isso é perseguição", disse ele em coletiva de imprensa antes da sessão que o cassou. 

 

 

 

Há duas semanas, um relatório dos legisladores republicanos e democratas membros do Comitê de Ética da Câmara encontrou "enormes evidências" de má conduta por parte de Santos e alegou que ele havia "tentado explorar de maneira fraudulenta todos os aspectos de sua candidatura à Câmara para seu próprio benefício financeiro".

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.