REUNIÃO

Ucrânia e OTAN já tomam decisões conjuntas "em pé de igualdade"

Declaração foi dada pela Aliança Atlântica em comunicado sobre a reunião dos ministros das Relações Exteriores da OTAN, que acontece em Bruxelas

Publicado em: 29/11/2023 15:19

"A OTAN e a Ucrânia já estão trabalhando e tomando decisões em conjunto, em pé de igualdade, sobre uma vasta gama de questões", diz comunicado (Foto: Sergei SUPINSKY/AFP)
"A OTAN e a Ucrânia já estão trabalhando e tomando decisões em conjunto, em pé de igualdade, sobre uma vasta gama de questões", diz comunicado (Foto: Sergei SUPINSKY/AFP)
Em um comunicado sobre a reunião dos ministros das Relações Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que acontece em Bruxelas, a Aliança Atlântica informou que já toma decisões conjuntas com a Ucrânia ‘em pé de igualdade’.
 
"Os ministros fizeram o balanço da implementação do pacote alargado de apoio político e prático à Ucrânia acordado na Cúpula de Vilnius. Os ministros aprovaram um ambicioso programa de trabalho para 2024. Neste contexto, a OTAN e a Ucrânia já estão trabalhando e tomando decisões em conjunto, em pé de igualdade, sobre uma vasta gama de questões, incluindo a interoperabilidade, a segurança energética, a inovação, a ciberdefesa e a resiliência. Continuaremos a desenvolver estas vertentes de trabalho", diz a nota.
 
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, também se reuniu com o chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, para discutir a criação de um sistema de produção militar integrado que permita aumentar a ajuda à Ucrânia e fortalecer os membros da Aliança. Kuleba afirmou que ambos concordam com esta prioridade, destacando que os passos específicos para atingir esse objetivo já foram debatidos. “Ambos concordamos que as indústrias de defesa euro-atlânticas precisam funcionar como um sistema único, a fim de aumentar o fornecimento à Ucrânia e fortalecer os aliados da OTAN", disse o ministro ucraniano na rede social X.
 
Já o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, reafirmou que a administração de Joe Biden está apenas na espera que o Congresso aprove a ajuda suplementar à Ucrânia nas próximas semanas. "Devemos e continuaremos a apoiar a Ucrânia", ressaltou.

Tags: encontro | otan | ucrânia |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.