GUERRA

Mediadores tentam prorrogar cessar-fogo em Gaza

Último dia da pausa de quatro dias acordada entre Israel e o Hamas para a libertação de cerca de 50 reféns ainda tem algumas questões em curso

Publicado em: 27/11/2023 12:44

No domingo, o Hamas anunciou a intenção de prolongar o cessar-fogo e de libertar mais reféns (Foto: John Macdougall/AFP)
No domingo, o Hamas anunciou a intenção de prolongar o cessar-fogo e de libertar mais reféns (Foto: John Macdougall/AFP)
Israel, o Hamas e os Estados Unidos, com a mediação do Catar, estão atualmente buscando resolver as questões pendentes com a última lista de reféns que deverá ser divulgada nesta segunda-feira (27). O último dia da pausa de quatro dias acordada entre Israel e o Hamas para a libertação de cerca de 50 reféns ainda tem algumas questões em curso, mas uma delas é o fato de não haver mães na lista de hoje. 

O governo israelita afirma que parte do acordo é que as crianças que estão em cativeiro com as mães devem ser libertadas junto com elas. Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), esse acordo já foi violado quando o Hamas libertou uma refém sem a sua mãe no último sábado. 

Mas, os mediadores tentam evitar adiamentos no plano estabelecido e também prorrogar o cessar-fogo. Além disso, no domingo, o Hamas anunciou a intenção de prolongar o cessar-fogo e de libertar mais reféns.

Apelos mundiais

O Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell,  acredita que existe a possibilidade de prolongar a trégua humanitária em Gaza por mais alguns dias.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, também apelou nesta segunda-feira (27) pela extensão da pausa humanitária na Faixa de Gaza, para permitir a libertação de mais reféns e a assistência à população civil. Stoltenberg se mostrou preocupado com a possibilidade de uma escalada do conflito no Oriente Médio.
Tags: cessar-fogo | gaza | israel | hamas |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.