GUERRA

Hamas e Israel trocam acusações de violação da trégua após incidente

Episódio ocorreu no quinto dia de um cessar-fogo temporário entre Israel e o Hamas, após mais de um mês de combates

Publicado em: 28/11/2023 14:20

Na segunda-feira (27), uma prorrogação de dois dias da trégua foi anunciada (Foto: MAHMUD HAMS / AFP)
Na segunda-feira (27), uma prorrogação de dois dias da trégua foi anunciada (Foto: MAHMUD HAMS / AFP)
Nesta terça-feira (28), o exército de Israel e o Hamas se acusaram mutuamente de violação da trégua na Faixa de Gaza, após um incidente no norte do enclave em que vários soldados israelitas ficaram feridos.
 
“Durante a última hora, três dispositivos explosivos foram detonados ao lado de tropas das Forças de Defesa de Israel (FDI) em dois locais diferentes no norte de Gaza, violando o quadro da pausa operacional. Num dos locais, os terroristas também abriram fogo contra as tropas, que atiraram em resposta. Vários soldados ficaram levemente feridos nos incidentes", disse o porta-voz militar da FDI.
 
Por sua vez, as Brigadas Al-Qasam, o braço armado do Hamas, denunciaram uma clara violação da trégua por parte de Israel durante um episódio de ‘atrito no terreno’ e disseram que estão comprometidos com a trégua enquanto o inimigo permanecer empenhado.
 
“Apelamos aos mediadores para que pressionem os ocupantes a aderir a todos os termos da trégua, tanto no solo como no ar”, disse o porta-voz da Brigada, Abu Obeida, que reconheceu, no entanto, que os combatentes do grupo responderam hoje à violação do acordo pelas tropas israelitas.
 
Estes episódios ocorrem no quinto dia de um cessar-fogo temporário entre Israel e o Hamas, após mais de um mês de combates. Na segunda-feira (27), o Catar, um dos mediadores do acordo, anunciou uma prorrogação de dois dias. 

Tags: guerra | trégua | gaza | israel | hamas |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.