NEGOCIAÇÃO
Polônia impõe condição para encerrar embargo aos cereais ucranianos
Tanto a Polônia, como a Eslováquia e a Hungria impuseram restrições nacionais às importações de grãos ucranianos na semana passada, após a União Europeia decidir não estender a proibição de importações para esses países, além de Bulgária e Romênia
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 22/09/2023 16:12
![]() |
Polônia terminará embargo somente se seus agricultores forem protegidos (Foto: Pixabay) |
O ministro da Agricultura polonês, Robert Telus, anunciou que a Polônia se encontra disposta a discutir propostas para ajudar o trânsito dos cereais ucranianos e terminar o embargo, mas somente se os agricultores poloneses forem protegidos.
Contra a decisão do Conselho da União Europeia, Varsóvia prorrogou a proibição das importações de cereais da Ucrânia. Tanto a Polônia, como a Eslováquia e a Hungria impuseram restrições nacionais às importações de grãos ucranianos na semana passada, após a União Europeia decidir não estender a proibição de importações para esses países, além de Bulgária e Romênia.
Os países que defendem a continuação da restrição argumentam que os produtos ucranianos, de baixo custo e isento de tarifa, e destinados principalmente ao trânsito mais a oeste e aos portos, são vendidos localmente, prejudicando seus próprios agricultores.
Telus disse que vai se reunir na próxima semana com o ministro da Agricultura ucraniano e espera também que a Ucrânia retire a queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC), apresentada por proibições que considerou uma violação das obrigações internacionais. "Quero dizer, em primeiro lugar, que não levantaremos o nosso embargo até encontrarmos uma solução conjunta com Kiev que seja segura e eficaz, para que os interesses dos agricultores poloneses sejam salvaguardados e os cereais ucranianos não entrem em nosso mercado Essa é a condição número 1", afirmou.
Ontem, a Ucrânia concordou em licenciar suas exportações de grãos para a Eslováquia e pressionou ainda por um acordo com a Polônia para acabar com as restrições impostas por seus vizinhos.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS