RÚSSIA

Partido de Putin vence eleições regionais nos territórios anexados da Ucrânia

As comissões eleitorais impostas pelo Kremlin em Lugansk, Donetsk, Zaporijia e Kherson tem como objetivo legitimar politicamente a anexação

Publicado em: 11/09/2023 13:28

Partido Rússia Unida, do presidente Vladimir Putin, venceu por maioria as eleições regionais nos quatro territórios anexados por Moscou na Ucrânia (Foto: AFP)
Partido Rússia Unida, do presidente Vladimir Putin, venceu por maioria as eleições regionais nos quatro territórios anexados por Moscou na Ucrânia (Foto: AFP)
A Comissão eleitoral central da Rússia declarou que o partido Rússia Unida, do presidente Vladimir Putin, venceu por maioria as eleições regionais nos quatro territórios anexados por Moscou na Ucrânia. As comissões eleitorais impostas pelo Kremlin em Lugansk, Donetsk, Zaporijia e Kherson tem como objetivo legitimar politicamente a anexação.

Em Zaporijia, o partido da Rússia obteve 83,96% dos votos com cerca de 60% dos boletins apurados. Em Kherson, a Rússia Unida já se aproximava dos 87% dos votos, enquanto em Donetsk liderava com 79.56%. Em Lugansk, a única região do leste da Ucrânia que a Rússia controla na quase totalidade, o Rússia Unida estava com 74,72% com quase 54% dos votos contados.

A Comissão eleitoral central assegurou que a taxa de participação nas quatro províncias anexadas foi mais elevada que em outros territórios da Rússia, atingindo mais de 74% dos eleitores inscritos.

Os Estados Unidos e a Ucrânia alertaram que os resultados destas "eleições" são pré-fabricados e à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e o Conselho da Europa, também garantiam que não irão reconhecer estas eleições "ilegais".

Tags: eleicoes | guerra | ucrania | russia |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.