Diario de Pernambuco
Busca

MUNDO

Fumaça de incêndios no Canadá se espalha pelos EUA e atinge a Europa

Publicado em: 08/06/2023 12:30

 (Foto: Alex Wong/Getty Images via AFP)
Foto: Alex Wong/Getty Images via AFP
A fumaça causada pelos incêndios florestais no Canadá, que deixou o céu de Nova York encoberto na quarta-feira (7), se estende pelo Atlântico e atinge a Noruega e parte da Groenlândia. Apesar disso, autoridades afirmam que a condição não deve causar problemas para as pessoas do país. 

Nos Estados Unidos, a fumaça também se espalha. Alertas aéreos foram disparados em Minnesota e Massachusetts. Em Washington DC, a capital, a quinta-feira amanheceu com o céu bem alaranjado. Essa névoa espessa deixa o ar mais obscuro e torna a coloração do céu laranja.

Em Ontário, uma província no centro-leste do Canadá que faz fronteira com os Estados Unidos, uma camada de neblina cobriu partes de Ottawa e Toronto, fazendo com que as autoridades alertassem os moradores sobre a má qualidade do ar. 

A situação fez com que toda a cidade de NY ficasse sob alerta de qualidade do ar devido à grande quantidade de fumaça. Manhattan também foi atingida, ficando com o céu escurecido. 

Desde 1º de junho a fumaça se move sobre a Groenlândia e a Islândia. Além de causar problemas de saúde, as partículas de fumaça podem afetar negativamente o aquecimento global. 

Céu laranja em NY
A Estátua da Liberdade e os arranha-céus de Manhattan foram tomados por uma névoa laranja e marrom. As máscaras, um pequeno vestígio da pandemia, começaram a reaparecer nas ruas. 

A situação também afetou as viagens pelo local, fazendo com que a Agência de Aviação Civil dos Estados Unidos (FAA) imobilizassem alguns aviões na região. 

De acordo com a Agência France-Presse, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, e ofereceu "apoio adicional na resposta aos devastadores e históricos incêndios florestais".

O governo estadunidense também pediu à população de saúde frágil que "tomem precauções" em relação a qualidade do ar. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) informou à AFP que mais de 100 milhões de habitantes foram afetados na quarta. 

Resgates no Canadá 
No Canadá, mais de 20 mil pessoas foram resgatadas, sendo mais da metade em Quebec. O governo canadense ainda se prepara para retirar outras 4 mil. 

Os incêndios no país estão sendo registrados desde o início do ano. Devido à sua localização geográfica, o Canadá aquece mais rapidamente do que os outros países do planeta. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.