Mundo
PERU
Após destituição de Castillo, Congresso convoca vice para assumir cargo
Publicado: 07/12/2022 às 18:20

(Foto: Reprodução/Instagram/@dinaboluarte/Karel Navarro/Peruvian Presidency/AFP)
O Congresso do Peru convocou, nesta quarta-feira (7), a vice-presidente, Dina Boluarte, para assumir a Presidência do país após destituição de Pedro Castillo. O então presidente tentou dissolver o parlamento e convocar novas eleições horas antes do Congresso debater a abertura de um processo de impeachment contra ele. No entanto, a medida foi barrada e Castillo foi afastado do cargo com votação de 101 parlamentares.
Além de tentar dissolver o Congresso, Pedro Castillo tentou declarar estado de emergência e instaurar toque de recolher das 22h às 4h. O presidente foi alvo da terceira tentativa formal de abertura de processo de impeachment, sendo acusado pela oposição de suspeita de corrupção e "incapacidade moral" para o cargo.
O Congresso do Peru respondeu a tentativa de fechamento do parlamento pelo então presidente Pedro Castillo com o artigo 46 da Constituição peruana. "Ninguém deve obediência a um governo usurpador ou a quem assume um cargo público em violação da Constituição e da lei. A população civil tem direito à insurreição em defesa da ordem constitucional. Os atos daqueles que usurpam o cargo público são nulos e sem efeito", diz o documento.
#CongresoInforma l Ante la decisión de cerrar inconstitucionalmente el Congreso por parte del presidente Pedro Castillo, se informa a la ciudadanía lo siguiente. pic.twitter.com/OzEqMpXqlB
— Congreso del Perú %uD83C%uDDF5%uD83C%uDDEA (@congresoperu) December 7, 2022
Pedro Castilho foi deposto pelo Congresso por 101 votos favoráveis. Outros 6 parlamentares votaram contra e 10 se abstiveram. O parlamento ultrapassou a quantidade mínima necessária para o impeachment, que era de 87 votos. A vice-presidente Dina Boluarte criticou o anúncio de Castillo e classificou como "golpe que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com estrito cumprimento da lei".
Rechazo la decisión de Pedro Castillo de perpetrar el quiebre del orden constitucional con el cierre del Congreso. Se trata de un golpe de Estado que agrava la crisis política e institucional que la sociedad peruana tendrá que superar con estricto apego a la ley.
— Dina Boluarte Z. (@DinaErcilia) December 7, 2022
Últimas

Mais Lidas
