° / °

Acervo
CLIMA

Temperatura média da Suécia foi a mais acelerada do mundo desde o século XIX

Publicado: 23/11/2022 às 14:00

Pessoas passeiam entre árvores cobertas de neve em Estocolmo, na Suécia/Crédito: Jonathan Nackstrand/AFP

Pessoas passeiam entre árvores cobertas de neve em Estocolmo, na Suécia/Crédito: Jonathan Nackstrand/AFP

De acordo com o relatório divulgado pelo Instituto Meteorológico e Hidrológico Sueco (SMHI), a temperatura média no país aumentou quase dois graus centígrados  desde o fim do século XIX. 

No documento, o SMHI comunicou que a temperatura média no país foi mais elevada 1,9 ºC no intervalo 1991-2000 comparado com o período 1861-1890, e destacou que as alterações registradas foram duas vezes mais rápidas do que as observadas nas temperaturas médias mundiais na mesma época. A agência meteorológica anunciou que nunca havia sido realizada uma análise tão extensa no tempo, considerando tantos indicadores diferentes das alterações climáticas. “Os resultados mostram claramente que o clima na Suécia mudou”, disse em nota o climatologista e chefe do projeto do SMHI, Semjon Schimanke. 

No entanto, o Instituto salientou que as precipitações aumentaram ainda mais desde 1930, ao passarem de cerca de 600 milímetros para perto de 700 a partir do ano 2000. E, além disso, também a cobertura de neve no inverno sueco diminuiu em 16 dias em média entre 1991 e 2020 em relação ao período 1961-1990. "O clima mais quente com mais precipitação na Suécia segue de perto o aquecimento global que resulta da influência humana sobre o clima", afirmou Erik Kjellstrom, professor de Climatologia no SMHI.

O SMHI acrescentou que as observações são médias anuais e que o quadro se torna mais complexo quando se consideram regiões ou épocas específicas. "Por exemplo, o aumento das precipitações está ligado principalmente ao aumento das precipitações no outono e inverno, sem haver tendências evidentes na primavera e no verão. As mudanças nos extremos são geralmente mais difíceis de identificar", sublinhou a agência.

Mais de Acervo