Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

VÍRUS

União Europeia aprova vacina contra varíola do macaco da Bavarian Nordic

Por: AFP

Publicado em: 25/07/2022 09:15

 (Foto: Liselotte Sabroe / Ritzau Scanpix / AFP)
Foto: Liselotte Sabroe / Ritzau Scanpix / AFP
A Comissão Europeia aprovou a extensão da vacina Imvanex, do grupo farmacêutico Bavarian Nordic, contra a propagação da varíola do macaco - anunciou o laboratório dinamarquês nesta segunda-feira (25). 

O aval de Bruxelas ocorre depois de o regulador europeu, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), ter dado sinal verde, na sexta-feira (22), para estender este imunizante. A vacina Imvanex já está autorizada desde 2013 na União Europeia (UE).

Esta decisão também foi tomada depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu ativar, no sábado, seu nível mais alto de alerta pelo aumento de casos. 

Os contágios registrados passaram de 16.000 no final da semana passada. A maioria das ocorrências é na Europa. 

"Esta aprovação da vacina contra a varíola do macaco é um exemplo da boa cooperação entre a Bavarian Nordic e os reguladores europeus, uma extensão de uso que costuma levar de seis a nove meses", disse o fabricante dinamarquês em um comunicado. 

A autorização da Comissão Europeia é transferida para todos os Estados-Membros da UE, assim como para Islândia, Liechtenstein e Noruega, acrescentou o grupo escandinavo. 

A vacina Imvanex é comercializada como Jynneos nos Estados Unidos, onde tem licença contra a varíola do macaco desde 2019. É o único fármaco com autorização para atuar na prevenção da doença.
TAGS: dinamarca | saúde | vacinas | ue |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco