Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

RELAÇÕES

Pequim acusa países ocidentais de intervir no mar do Sul da China

Publicado em: 25/07/2022 13:55

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Nesta segunda-feira (25), o Ministério das Relações Exteriores chinês criticou governos estrangeiros de tentarem manter sua "hegemonia" no mar do Sul da China. O chanceler chinês, Wang Yi, declarou no evento da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês) que é preciso rejeitar a interferência externa no mar do Sul da China, argumentando que não é um "parque de safári" para governos fora da região. 
 
O discursou de Wang Yi aconteceu no 20º aniversário da assinatura da Declaração Sobre a Conduta (DOC, na sigla em inglês) das Partes no Mar do Sul da China, o primeiro documento oficial que exige uma resolução da disputa no mar a nível regional. “Os países da região são verdadeiros mestres em lidar com suas disputas no mar do sul da China. No processo de implementação do DOC seguimos sempre a tradição asiática de respeito mútuo e cumprimento de promessas, abandonando a mentalidade de soma zero, que tem manifestado o grande valor e vitalidade da declaração”, disse o chanceler.
 
O Ministro das Relações Exteriores da China também afirmou que poderes extraterritoriais estão deliberadamente provocando conflitos na região e acrescentou que os governos estrangeiros só devem ser bem-vindos se pretenderem promover paz e cooperação. 
Segundo o governo chinês, os Estados Unidos e demais nações ocidentais têm repetidamente conduzido atividades militares e operações de navegação no mar do Sul da China, cuja maior parte do território Pequim assegura deter.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco