Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

GOVERNO

Palácio presidencial do Sri Lanka reabrirá após despejo violento de manifestantes

Por: AFP

Publicado em: 24/07/2022 10:28

 (Foto: Arun SANKAR / AFP)
Foto: Arun SANKAR / AFP
O palácio presidencial do Sri Lanka reabrirá na segunda-feira (25), disse a polícia neste domingo (24), dias depois de manifestantes antigoverno serem expulsos após uma operação violenta que provocou a condenação da comunidade internacional. 

O gabinete presidencial "está pronto para reabrir a partir de segunda-feira", disse um policial que preferiu permanecer anônimo, pois não está autorizado a falar com a imprensa. 

A polícia revelou que especialistas forenses visitaram o palácio, ocupado no início deste mês por manifestantes que pediam a renúncia do ex-presidente Gotabaya Rajapaksa, para coletar evidências dos danos causados pelos protestos. 

Nesse mesmo dia, Rajapaksa teve que ser resgatado por soldados de uma residência próxima. O líder fugiu para Singapura e renunciou dias depois. 

As forças da lei, equipadas com cassetetes e armas automáticas, esvaziaram o palácio presidencial de 92 anos em uma operação ordenada na sexta-feira pelo sucessor de Rajapaksa, Ranil Wickremesinghe.

Pelo menos 48 pessoas ficaram feridas e outras nove foram presas durante a intervenção policial, na qual o acampamento montado pelos manifestantes fora do complexo desde abril foi destruído. 

Governos ocidentais, as Nações Unidas e organizações de direitos humanos condenaram Wickremesinghe por usar violência contra manifestantes. 

Um porta-voz da polícia, Nihal Talduwa, disse no domingo que os manifestantes podem ter o direito de continuar protestando em um local perto do palácio presidencial. 

"Eles podem ficar no local oficial do protesto. O governo pode abrir ainda mais locais para os manifestantes na cidade", disse Talduwa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Rhaldney Entrevista: Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco