Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

TRAGÉDIA

Incêndios no sudoeste da França diminuem após queda de temperatura

Por: AFP

Publicado em: 20/07/2022 10:00

 (Foto: LOIC VENANCE / AFP)
Foto: LOIC VENANCE / AFP
Os dois incêndios que queimaram 20.600 hectares por mais de uma semana no sudoeste da França "fizeram muito pouco progresso" durante a noite, disseram autoridades nesta quarta-feira (20/7), antes de uma visita do presidente Emmanuel Macron.

Com 300 hectares destruídos durante a noite, "o balanço é bastante positivo", embora "os dois incêndios ainda não tenham sido controlados", alertou o tenente-coronel Arnaud Mendousse, dos serviços de emergência do Sdis na área.

O incêndio de Landiras, 40 quilômetros ao sul de Bordeaux, queimou 13.600 hectares de vegetação e o incêndio de La Teste-de-Buch, que atingiu os arredores da duna Pilat -a maior da Europa-, destruiu 7.000 hectares.

Durante a noite, nenhuma outra evacuação foi realizada. Desde o início dos incêndios, mais de 36.750 pessoas, tanto turistas como locais, foram obrigadas a abandonar suas residências, principalmente devido à fumaça.

A prefeita da região da Nova Aquitânia, Fabienne Buccio, evocou na noite de terça-feira um certo clima "calmo" e "mais fresco", o que permitiu avançar nos esforços para apagar as chamas.

A onda de calor que atingiu a França, assim como parte da Europa Ocidental nos últimos dias, começou a dar um respiro no país, onde apenas as regiões leste e sudeste ultrapassarão os 30ºC nesta quarta-feira, segundo o Météo France.

O presidente francês deve viajar para a área dos incêndios na tarde de hoje, juntamente com o ministro do Interior, Gérald Darmanin.

No âmbito da investigação sobre o incêndio de Landiras, a justiça libertou nesta quarta-feira um homem de 39 anos, apurando elementos que o isentam de qualquer responsabilidade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco